terça-feira, 1 de julho de 2008



Congresso homenageia o revolucionário cubano José Martí


O Congresso Nacional homenageará na próxima terça (01), às 10h, no plenário do Senado, os 155 anos do nascimento de José Martí, revolucionário cubano considerado herói da independência que inspirou toda a América Latina. O evento contará com a presença do presidente da Assembléia Nacional Popular de Cuba, Ricardo Alarcón de Quesada.
A homenagem foi proposta pela presidente do Grupo Parlamentar Brasil Cuba, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). No Senado, recebeu apoio do líder do PC do B na Casa, Inácio Arruda (CE), e dos senadores Renato Casagrande (PSB-ES), José Nery (PSOL-PA) e Jefferson Praia (PDT-AM). O evento tem o apoio também do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz)

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) diz que “a história da luta de José Martí contra o colonialismo espanhol serve como ponto de reflexão sobre a necessidade dos povos da América Latina e Caribe intensificarem a luta antiimperialista e pela soberania”.

Segundo ela, o papel inspirador do poeta e jornalista, conhecido como o Apóstolo da Independência, teve influência também na luta pela libertação cultural do continente. Martí defendia que para alcançar a liberdade política, os países teriam que ter produção cultural própria.

Numa mensagem preparada especialmente para o evento, o poeta amazonense Thiago de Mello, que não poderá comparecer ao Senado, destacou em um trecho: “Faz tempo, querida Vanessa, que aprendi a conversar com Martí. Como é bom! Falo com ele no jeito maneiro que tenho de falar com quem amo. É só me dar vontade. Andando nas veredas da floresta, defronte do meu rio amanhecendo, Martí nunca se faz de rogado. Só eu escuto o que ele me diz. Embora o que ele diz vale para todo mundo. O timbre da voz dele é profundo”.

Programação

Depois da sessão solene no plenário do Senado, haverá, às 15h, a inauguração da exposição de fotografias de Cuba no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Na ocasião, a cantora Indianna Namma executará um repertório de músicas cubanas. A exposição ficará na Casa até o dia 4 de julho.

De Brasília,
Iram Alfaia

Nenhum comentário: