quinta-feira, 26 de maio de 2011

Salvem os educadores!!

Professor André De Campos


Trabalhar com educação hoje, realmente é uma grande experiência. Os educadores são verdadeiros heróis de guerra, numa batalha contínua contra a defasagem cognitiva, o analfabetismo, a alienação dos educandos, contra o desrespeito, a insensibilidade, a falta de limites, a drogadição e a violência generalizada. A exposição a essas mazelas é diária e constante, os desafios são inúmeros e a carga psicológica é gigantesca.
Os educadores cumprem diversos papéis sociais (pais, médicos, psicólogos, etc.) atribuições que lhes são repassadas em virtude da desestruturação familiar, da desvalorização da educação, além da omissão do poder público com relação ao processo educacional, sem falar, no descrédito e humilhação dos profissionais da educação, que após anos de estudos e qualificação, são desmoralizados pelo sistema.
Trabalhar com educação é missão, vocação, e toda missão é desafiadora e repleta de obstáculos, alguns mais acessíveis, outros quase intransponíveis, que requerem do educador enorme capacidade de diálogo, paciência, sensibilidade, criatividade e flexibilidade para lidar com momentos delicados e de tensão extrema. Exercer a atividade docente implica, para o professor ter uma ocupação que exige um alto nível de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que necessita praticar ações que desenvolvam competências cognitivas, afetivas e sociais.
Atualmente, uma grande maioria dos educadores, no seu dia-a-dia, apresenta, em suas atividades pedagógicas, sentimentos de desmotivação, desencantamento, desilusão e inúmeras dificuldades para lidarem com situações-problema e conflitos, encontrados no ambiente educacional. Além disso, a enorme cobrança advinda da sociedade, da escola, dos pais e a própria exigência em permanecer atualizado a fim de responder às expectativas dos alunos, conduz o professor a buscar alternativas diferenciadas que qualifiquem sua prática.
A insatisfação frente às circunstâncias desfavoráveis e os constantes obstáculos que necessita enfrentar diariamente para sobreviver, provocam sentimentos de indignação, impotência, irritabilidade, nervosismo, cansaço, desgaste físico e mental, tornando os professores mais vulneráveis ao stress. Os professores são os profissionais com os maiores índices de stress e exposição ao risco, devido à indisciplina e ao desinteresse dos alunos, que tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Na escola, se reflete o comportamento da sociedade, que também está doente e muito mais violenta. Os valores éticos e morais degeneraram-se, as relações de convivência social estão conflituosas, radicalizadas, desarmônicas e isso afeta diretamente o comportamento dos alunos e contribui para o aumento da indisciplina e da violência escolar.
De que forma os professores poderão se manter saudáveis se aquilo que eles fazem não é respeitado? A dignidade dos professores está em risco, cada vez mais comprometida e ameaçada pela humilhação, pelos péssimos salários e pela falta de respeito.
Por favor, salvem os professores!